Perguntas e respostas!



Poderia nos indicar, qual melhor tipo de aparelhos para esta medição e futura análise das águas de nossas piscinas.

Marcelo - MG

Prezado Marcelo:

Primeiro preciso saber que tipos de medições vocês querem fazer. Mas eu mesmo vou responder.

1- Muito importantes são cloro livre, cloro combinado (cloramina) e pH

2- Importantes: Alcalinidade total, dureza cálcica, temperatura da água e do ar no caso de piscinas cobertas, concentração de ácido cianúrico na água e total de sólidos dissolvidos.

3- metais, fosfatos, nitratos etc.

Nos podemos medir com fitas, com reagentes líquidos ou sólidos ou com equipamentos eletrônicos. Os dois primeiros mais baratos dependem da vista do operador e menor precisão e os eletrônicos melhor precisão e mais caros.

1- Medição de pH= pode ser feito com fita de teste, reagentes e eletrônico. Fita e reagente pode ser feito inicialmente sem problema.

2-Cloro= Aqui começa o grande problema. Medir com ortotolidina só mede e cloro total e não dá para medir o cloro livre e portanto o cloro combinado. Infelizmente 99% das piscinas no Brasil se mede com ortotolidina. Então como medir o cloro total e o cloro livre: simplesmente com DPD. Existem duas maneiras de se medir com DPD é um teste colorimétrico e um teste titulométrico, sem se falar no teste eletrônico. Onde comprar os reagentes DPD. Falarei no final.

3- Alcalinidade total= Pode ser feita por fita, reagentes e eletrônico. Boa precisão com fita, reagentes e obviamente eletrônico.

4- Dureza total= reagentes e eletrônico. Fita só mede dureza total e portanto não serve. O kit de teste de dureza cálcica é difícil de encontrar porque como é pouco vendido, as lojas não compram devido a validade do prazo. É da Genco , e pode ser encontrado na empresa Equibombas.

5- Medição de temperatura= pode ser feita por termômetros comuns de piscinas ou com termômetros digitais com maior precisão.

6- Total de sólidos dissolvidos= Melhor medir com eletrônicos de bolso (não são caros) que na realidade mede diretamente a condutividade mais a leitura da diretamente em sólidos dissolvidos.

7- Ácido cianúrico= Fita ou eletrônico (reagente caro, complicado e difícil de encontrar no mercado).

Notas:

1- É difícil encontrar apenas reagentes para alcalinidade total, existem kits que são para cloro total pelo sistema tolidina (que não gosto) e alcalinidade total.

2- A compra dos reagentes DPD pode ser feita na empresa Policontrol, ou você pode pesquisar opções.

3- O equipamento eletrônico para medição de diversos parâmetros pode ser obtido na empresa Policontrol, ou você pode pesquisar opções

Sugiro inicialmente começar com fitas e reagentes e depois partir para equipamentos eletrônicos.


Posts em Destaque
Posts Recentes