FLUXOSTATO E MEDIDOR DE FLUXO


Embora ambos equipamentos estejam intimamente ligados ao fluxo de água em tubulações existe diferenças de finalidades entre eles.

O fluxostato tem a finalidade principal de reter todo o fluxo ou deixar passar totalmente este fluxo. Tem como objetivo maior a segurança, protegendo equipamentos quando da falta de vazão ou de alta vazão. Sendo assim, liga ou desliga equipamentos que são por ele protegidos


Abaixo são mencionadas algumas possibilidades de falta ou baixa vazão que pode ser prejudicial a diversos equipamentos:

1-Registros fechados ou parcialmente fechados. Acontece principalmente em registros de gaveta de difícil percepção sua abertura ou fechamento.

2- Entrada de ar na tubulação de sucção e principalmente no pré-filtro.

3- Bomba não escorvada ou porque não é “self-prime”, ou porque mesmo sendo “self-prime” está em posições não atendidas.

4- Energia elétrica desligada, rede em baixa tensão, fusível queimado, etc.

5- Filtro muito sujo, faltou a operação de retrolavagem.

6-Pré-filtro sujo. Faltou sua limpeza

Falta total de fluxo pode danificar o selo mecânico da bomba e aumentar em muito a temperatura da água na tubulação deformando a tubulação de PVC.

O fluxostato pode ser colocado diretamente no equipamento ou na tubulação hidráulica.

O medidor de vazão indica no seu painel a verdadeira vazão que pode ser indicativa de várias unidades de vazão, que as vezes pode ser mais de uma (m³/h, m³/min, gpm). Estas medições podem ser obtidas a distância. Precisões desta medições podem ser as mais variadas possíveis, as vezes +/- 10%, mas já existe no mercado americano para piscinas com precisão de +/-2%. O decreto – lei 13.166 de janeiro de 1979 do Estado de São Paulo, já obriga ao uso de medidores de vazão na hidráulica da piscina e nos Estados Unidos muitos estados obrigam ao uso de medidores de vazão em piscinas com a possibilidade de na falta a interdição da piscina.

O medidor de vazão pode funcionar com auxiliar do manômetro do filtro para indicar quando se deve fazer uma retrolavagem e na falta deste (muitas vezes quebrados) é um bom indicador da necessidade de retrolavagem.

Outra finalidade do medidor de vazão é quando ele indica qual o tempo como a água filtrada está renovando a água da piscina. Existem normas e leis para este tempo de recirculação em função do tipo de piscina (comercial ou residencial) e suas profundidades.

Posts em Destaque
Posts Recentes