top of page

Fator CT

Qual a importância do fator CT?

Este valor é de suma importância para definir a eficiência de um desinfetante ou de um sistema de desinfecção em relação a determinados micro-organismos.

Fator CT

O que significa o fator CT?

O chamado fator CT é um número cujo valor representa a maior ou menor dificuldade da inativação de um micro-organismo por uma substância qúimica e/ou sistema de desinfecção.

Para uma substância química quanto maior o valor CT, maior é a dificuldade para inativar um micro-organismo e quanto menor este fator, menor é a sua dificuldade.

A determinação destes fatores em laboratório podem ser diferentes dos obtidos em piscinas, devido a uma carga de contaminantes, que não ocorre em laboratório.

Como é calculado o fator CT?

Para cada micro-organismo existem valores específicos.

O valor é definido pelo produto da concentração em mg/l (ppm) pelo tempo de contato determinado (minutos) para a morte de um determinado micro-organismo.

Embora deveria ser expresso em mg/l.minutos ele é expresso por um número puro, isto é, sem unidade.

Mas este valor de contato é característica de um desinfetante (exemplo: cloro, bromo, Cu/Ag, ultravioleta, etc.) em relação a um tipo de micro-organismo (exemplo: E.coli, Cryptosporidium parvum,etc.)

Mas ainda falta para sua determinação, o grau de desinfecção relacionado a porcentagem de micro-organismos mortos num determinado tempo.

Esta porcentagem pode ser :

90,000% de mortos também denominado de log 1

99,000% de mortos também denominado de log 2

99,900% de mortos também denominado de log 3

99,990% de mortos também denominado de log 4

99,999% de mortos também denominado de log 5

Nota: essas porcentagens e correspondentes logaritmos são os mais frequentemente usados -principalmente 99,9% que corresponde a log 3.

Fator CT

Existem ainda outros parâmetros de menor influência como pH, temperatura, total de sólidos dissolvidos, idade dos micro-organismos,etc.

Exemplos:

1- No caso do E.Coli na concentração de cloro de 0,5mg/l e um tempo de exposição exposição <0,5 minutos, teremos um CT <0,5 numa temperatura de 23°C, num pH de 7,0 e para uma porcentagem de inativação de 99,99% (log4).

2- Para o vírus da hepatite A na concentração de cloro de 0,41mg/l e um tempo de exposição <1,0 minutos, teremos um CT <0,41 numa temperatura de 25°C, num pH de 8,0 e para uma porcentagem de inativação de 99,99% (log4).

3- Para o protozoário Cryptosporidium parvum na concentração de cloro de 80mg/l e um tempo de exposição 90 minutos teremos um CT 15.300 numa temperatura de 25°C, num pH de 7,5 e para uma porcentagem de inativação de 99,9% (log3).

4- Para o protozoário Cryptosporidium parvum na concentração de ozônio de 0,5 a 0,6mg/l e um tempo de exposição variando de 8 a 20 minutos teremos um CT variando de 5 a 10 numa temperatura de 25°C, num pH entre 6,0 e 9,0 e para uma porcentagem de inativação de 99,9% (log3).

Nota 1: Existem vários estudos indicando como cada desinfetante atua nos mais diversos micro-organismos. Mas, pelos 4 exemplos acima pode-se perceber que o protozoário Cryptosporidium parvum exige fatores de contato maiores em relação a bactérias e vírus.

Bem como, que o Ozônio é um desinfetante muito mais eficiente em relação ao cloro, quando se quer atacar o Cryptosporidium parvum (na ordem de 15.300/10=1.530 vezes mais rápido que o cloro) quando usado em mesmas concentrações.

Nota 2: Tratamento com UV, não se usa fator de contato, mas seu equivalente mJ/cm².

Este artigo teve auxílio do livro: Piscina – Água & Tratamento & Química (A Piscinologia Contemporânea) escrito pelo Dr. Jorge Macedo (pág 167 a pág 179).

Nilson Maierá

Engenheiro químico, consultor especialista, há mais de três décadas, em projetos, qualidade, manutenção e segurança de piscinas.


Autor do livro “Piscinas Litro a Litro”.


Palestrante sobre diversos assuntos relacionados a piscinas de grande porte, utilizadas por público variado.


Contato

Para palestras ou consultorias com Nilson Maierá envie e-mail para nmaiera@terra.com.br ou contate pelos telefones (011) 98965-6197 / (011) 5081-2768

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivos
Pesquisar por Tags
Nenhum tag.
bottom of page