Iluminação subaquática


Cada vez mais as piscinas estão sendo mais iluminadas no seu interior é o que chamamos de iluminação subaquática.

Até pouco tempo a iluminação no interior das piscinas era feita com iluminação tradicional (sealed bean e lâmpadas automotivas) ou por meio de fibras óticas seguras eletricamente mas com baixa eficiência luminosa.

Com a redução de custo de uma maneira muito rápida, principalmente devido a produção em larga escala, as lâmpadas de LED passaram a reinar absolutas na iluminação subaquática de piscinas. São lâmpadas de vida útil muito longas (mais de 30.000 horas), alta eficiência luminosa (da ordem de 90 lumens/watt). Além do mais, produz várias cores puras sem a necessidade de colocação de filtros que é uma operação trabalhosa e devido a absorção de luz o que conduz a baixas eficiências.

A iluminação de LED pode ser feita em piscinas a construir como em piscinas existentes ou a reformar. Também pode substituir, em piscinas existentes, a iluminação tradicional.


Este artigo vai mencionar uma piscina existente e que possui uma iluminação tradicional. A piscina em questão tem dimensão de 6 x 12 metros com um anexo de 6 x 8 metros perfazendo uma raia de 2 x 20 metros e um tanque de compensação que é aproveitado como uma piscina infantil na dimensão de 4 x 5 metros.

No corpo principal de 6 x 12 metros estavam colocados dois sealed beans de 300 watts cada. No anexo de 2 x 6 metros estava alocada uma lâmpada de automóvel de 115 watts e na piscina infantil também uma lâmpada de automóvel de 115 watts.

Os sealed beans de 300 Watts foram substituídos por LEDs de apenas 27 watts e as lâmpadas de 115 watts foram substituído por refletores leds de 9 watts.

Foram projetados projetores LEDs do tipo RGB (red-green-blue) que possibilita a obtenção da cor branca pela combinação das três cores acima citadas e ainda possibilitar numa série grande de cores puras e várias cores inte

rmediárias sem se falar em vários efeitos psicodélicos.

Na iluminação convencional, foram aproveitados os nichos as caixas de passagens e os eletrodutos. Já a fiação não foi aproveitada uma vez que na versão LED a fiação é completamente diferente.

O acionamento manual na iluminação antiga que era manual passou agora a ser automática e através de um controle remoto feito a distância. Este controle além da operação liga-desliga permite fazer toda a programação.

Nesta obra a empresa Equibombas foi fundamental no fornecimento dos projetores, da fiação do controle remoto, da mão de obra para a execução do trabalho, bem como no projeto.

A Equibombas empresa tradicional no ramo de piscinas fica localizada na Avenida Professor Vicente Rao 2327, CEP 04036-003 site: www.Equibombas.com.br, e-mail: equibombas@equibombas.com.br Fones: 11 5031.9199 e 11 2386.4908.


Posts em Destaque
Posts Recentes