Tratamento de Água da Piscina e Casa de Máquinas

Selecionei 10 dicas importantes sobre Tratamento de Água da Piscina e Casa de Máquinas. Veja abaixo algumas das propostas e, para mais informações acesse outros artigos do blog.


Fica também a sugestão do meu livro Piscinas Litro a Litro e das minhas consultorias para condomínios, clubes, hotéis, academias, entre outros estabelecimentos com piscinas de grande uso.

Tratamento de Água da Piscina e Casa de Máquinas

Tratamento de Água da Piscina e Casa de Máquinas

1- A retrolavagem mais constante vai melhorar muito a qualidade da água no tocante a eliminação de cloraminas e total de sólidos dissolvidos.

Na Europa e mesmo em alguns Estados Americanos, em piscinas comerciais, deve-se jogar fora 30 litros de água por nadador por dia.

À medida que o filtro vai adquirindo sujeira, ele melhora a qualidade de filtração (filtra partículas menores) mas, como desvantagem, diminui a vazão de filtração (recirculação). Normalmente quando de um único manômetro, faz-se a retrolavagem quando ele indica um aumento de pressão de 8 libras por polegada quadrada.


2- Depois da aspiração, deve-se colocar novamente o plugue de fechamento da tubulação de aspiração.

A nova ABNT NBR 10339 especifica um plugue de aspiração, onde existe uma tampa com mola.

Dessa forma, ao colocar a mangueira abre-se a tampa e, depois de retirá-la, a tampa automaticamente se fecha pela ação da mola.

O objetivo é evitar o esquecimento do operador da piscina de colocar novamente o plugue no bocal de aspiração.

3- Sequência da limpeza física:

Limpeza da superfície, limpeza da borda, esfregação das paredes e, finalmente, aspiração, filtrando ou drenando.

É lógico que muita sujeira não vai para o fundo, permanece no meio líquido e acaba no filtro.

4- Para a limpeza da borda, prefiro usar dois baldes.

O primeiro, com a solução de limpa borda.

O segundo, apenas para espremer a água com sujeira, evitando assim que ela volte pra piscina.

5- Quanto ao teste de cloro e pH, o método OTO está ultrapassado, pois mede cloro total e não cloro total e cloro livre.

O correto é testar cloro pelo método DPD difícil de encontrar nas casas de piscinas no Brasil.

Porém para piscinas residenciais o método OTO funciona.

Tratamento de Água da Piscina e Casa de Máquinas

6- Nos testes de cloro e pH deve-se usar a bisnaga na posição vertical, porque quando inclinada o tamanho da gota será menor.

Também, para evitar eletricidade estática no bico da bisnaga, deve-se passar um papel de enxugar mão ou um pano. Caso contrário o tamanho da gota pode ser diferente.

7- Preparação do cloro (Hipocloríto de cálcio ou dicloro) - o correto é encher o balde com água da piscina e depois colocar o cloro, por questão de segurança.

8- Casa de máquinas – é importante pintar as tubulações de cores diferentes de acordo com sua finalidade, colocando flechas na direção da água, numerando os registros, codificando equipamentos, como filtro e bomba.

Por fim, afixar um quadro com diagrama explicando todas as operações.

Lógico que esta sugestão se presta mais para piscinas públicas ou semi-públicas. 9- Depois da retrolavagem, o ideal é fazer o enxaguamento para que não volte resto de sujeira para a piscina. As válvulas de seis vias possibilitam esta operação. 10- Cuidado com válvulas de multivias de baixa qualidade. Esta baixa qualidade pode permitir a saída de água pelo esgoto mesmo quando a alavanca está na posição filtrar.

A primeira providência é verificar se, pelo visor de retrolavagem, está passando água.

O registro de esgoto, em princípio, é desnecessário, mas deve ser usado só para evitar defeitos nas válvulas multivias.

Nilson Maierá

Engenheiro químico, consultor especialista, há mais de três décadas, em projetos, qualidade, manutenção e segurança de piscinas.

Autor do livro “Piscinas Litro a Litro”.

Palestrante sobre diversos assuntos relacionados a piscinas de grande porte, utilizadas por público variado.


Contato

Para palestras ou consultorias com Nilson Maierá envie e-mail para nmaiera@terra.com.br ou contate pelos telefones (011) 98965-6197 / (011) 5081-2768


#parquesaquáticos #hoteis #academias #clubes #tratamento #piscinas

Posts em Destaque
Posts Recentes