top of page

Porque não se deve colocar produtos químicos no pré-filtro?

Nesse artigo responderei mais uma questão comum “Porque não se deve colocar produtos químicos no pré-filtro? “ , que surge em minhas consultorias em academias, clubes, hotéis, parques e outros espaços aquáticos.



Questão

Porque não se deve colocar produtos químicos no pré-filtro?

Porque não se deve colocar produtos químicos no pré-filtro?

Resposta

Embora muitos fabricantes e entendidos em piscinas recomendem colocar produtos no pré-filtro, meu entendimento é que não se deve fazer isso.


Elenco abaixo três motivos que considero importantes observar:

1- Colocando produtos ácidos você vai corroer a bomba, partes metálicas do filtro, os aquecedores (principalmente os com serpentinas de cobre), bocais de retorno, etc.

2- Os produtos clorados são agressivos aos componentes acima mencionados e, principalmente, ao tricloro de baixa solubilidade com pH muito baixo.

3- Ainda pior se a bomba de recirculação estiver desligada ou parada por defeito da parte elétrica. O cloro continua se dissolvendo, o que aumente sua concentração na sucção a valores extremamente altos. Isto vai corroer a bomba e os demais equipamentos.

Nilson Maierá

Nilson Maierá

Engenheiro químico, consultor especialista, há mais de três décadas, em projetos, qualidade, manutenção e segurança de piscinas.

Autor do livro “Piscinas Litro a Litro”.

Palestrante sobre diversos assuntos relacionados a piscinas de grande porte, utilizadas por público variado.

Contato

Para palestras ou consultorias com Nilson Maierá envie e-mail para nmaiera@terra.com.br ou contate pelos telefones (011) 98965-6197 / (011) 5081-2768


Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivos
Pesquisar por Tags
Nenhum tag.
bottom of page