top of page

Filtros e Meios Filtrantes para Piscinas

Nesse artigo abordaremos o segundo tópico relativo ao Tratamento Físico da Piscina. Falaremos de Filtros e Meios Filtrantes para Piscinas, fundamentais no quesito condições adequadas de banho.


No artigo anterior escrevi sobre Limpeza da superfície da água, meio aquoso, paredes e piso da piscina. Nos próximos posts falarei de Bombas de recirculação; Bombas de velocidade variável; Tempo e taxa de recirculação. Completando assim, a série de posts com o tema Tratamento Físico da Piscina.

Filtros e Meios Filtrantes para Piscinas

Nilson Maierá

Engenheiro químico, consultor especialista, há mais de três décadas, em projetos, qualidade, manutenção e segurança de piscinas.


Autor do livro “Piscinas Litro a Litro”.


Palestrante sobre diversos assuntos relacionados a piscinas de grande porte, utilizadas por público variado.


Contato

Para palestras ou consultorias com Nilson Maierá envie e-mail para nmaiera@terra.com.br ou contate pelos telefones (011) 98965-6197 / (011) 5081-2768


Filtros e Meios Filtrantes para Piscinas

Filtros e Meios Filtrantes para Piscinas


O uso do filtro é uma condição necessária, mas não suficiente. Sem uma bomba a água não vai passar pelo filtro.


O filtro, embora fundamental, tem uma posição estática, isto é a água da piscina com detritos tem que passar por ele, caso contrário ele não filtra e a água ficará suja.


Assim algumas operações complementares devem ser feitas, como:

  • catar com peneira folhas e insetos e outras sujeiras que estão na superfície da piscina (piscinas descobertas),

  • aspirar o fundo da piscina,

  • esfregar as paredes para retirar sujeira e micro-organismos que estão aderidas a elas.


Existe um tipo especial de robô que agita a água para que os detritos permaneçam no meio aquoso facilitando sua filtração.


A qualidade de filtração de um filtro refere-se às menores partículas que o filtro pode reter.


Para as dimensões dessas partículas costuma-se medir em micron (µ) que é a milésima parte de um milímetro.


A taxa de filtração é fundamental na qualidade de filtração e é medida em m³/m²/h, mais comum ou a mesma medida em m/h.


Existem vários tipos de filtros dos quais os mais importantes são os de areia (nas suas diferentes versões) de cartucho e de diatomita (ou ainda perlita).


Vamos nos ater nos filtros de areia nas suas diferentes versões e meios filtrantes que usam o corpo dos filtros de areia, porém com qualidade de filtração superiores, além de outras vantagens.


Filtros e Meios Filtrantes para Piscinas

Filtros e Meios Filtrantes para Piscinas (Filtros de Areia)


Os primeiros filtros de areia foram os de gravidade, que usavam uma taxa de filtração muito baixa e, portanto, uma filtração muito demorada.


Foram substituídos pelos filtros rápidos com taxas de filtração superiores e até hoje podem ser encontrados em instalações muito antigas.


Pelos idos de 1950 aparecem os filtros de areia de alta vazão com taxas de filtração mais altas e qualidade de filtração similares aos filtros rápidos, porém com dimensões menores, mais baratos e possibilidade de serem colocados na posição vertical.


É usual catálogos comerciais e bibliografia especificarem a retenção de partículas maiores de 40µ.


À medida que o filtro vai adquirindo maior sujeira podem filtrar partículas maiores de 30µ, mas com o inconveniente de diminuir a vazão no filtro.


Com baixas taxas de filtração esses filtros podem reter partículas menores.


Há aproximadamente dez anos apareceram muitas novidades na área de filtração, principalmente no tocante a meios filtrantes (em substituição a areia), mas também a outros tipos de filtros e outros equipamentos auxiliares.

Sendo a areia um meio de filtração antigo e, ainda hoje, muito utilizado, todos os meios filtrantes, assim como a filtração são comparados aos filtros de areia nas vantagens e desvantagens.


Para os meios filtrantes volumétricos que podem usar os mesmos filtros de areia existem fatores que determinam vantagens e desvantagens:

  1. Preço de aquisição por peso, como por exemplo em Kg.

  2. Densidade aparente - em Kg/m³ ou outra unidade.

  3. Preço de aquisição por volume - em m³ ou outra unidade. Como esses meios são medidos em volume, este preço é o que de fato interessa.

  4. Vida média do meio filtrante.

  5. Custo de mão de obra para a troca do meio filtrante.

  6. Qualidade de filtração, representada pelas menores partículas retidas no meio filtrante com unidade de medida convencionada como µ(mícron).

  7. Retenção de micróbios.

  8. Eliminação ou atenuação de cloraminas.

  9. Eliminação ou atenuação do biofilme.

  10. Frequência de retrolavagens.

  11. Duração da retrolavagem.

  12. Entupimento do meio filtrante.

  13. Ecologia.

Filtros e Meios Filtrantes para Piscinas

OC-1 - empresa Fluidra


Filtros e Meios Filtrantes para Piscinas (alternativos à areia)


São meios filtrantes alternativos à areia:


Zeolita

Vantagens principais: melhor qualidade de filtração (3 a 5µ) e atenuação de cloraminas.


OC-1

Vantagens principais: melhor qualidade de filtração (10µ) e menor perda de carga, portanto maior economia de energia elétrica.


Nota: Meio filtrante vendido pela empresa Fluidra e consiste de anéis de plástico com dimensões aproximadas de 10mm de diâmetro e 10mm de altura.


Vidro reciclado proveniente da moagem de garrafas e, portanto, coloridos e vidro reciclado incolor proveniente de sucata.

Vantagens principais: filtram partículas menores de 15µ e eliminam ou atenuam o biofilme no interior dos filtros.


Esferas de fibra de polímeros- Material que combina diferentes fibras poliméricas com estruturas superficiais. Diâmetro aproximado de 6 cm, 100 % polietileno especial com seções cruzadas, extremamente leves, 0,350 Kg no lugar de 25,0 Kg de areia.

Vantagens principais: a filtração de partículas maiores de 10µ e fácil manuseio devido ao baixo peso.


Quanto às vidas médias, pode-se afirmar que os diversos meios filtrantes têm uma vida média igual á da areia, ou seja, de 4 a 5 anos. Valores diferentes destes devem ser comprovados por testes efetuados em laboratórios credenciados.


Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivos
Pesquisar por Tags
Nenhum tag.
bottom of page