Perguntas mais frequentes

71. Uso da água oxigenada como oxidante

Otra consulta, que tal es utilizar peroxido de hidrógeno como oxidante como complemento a la ionizacion? Es mejor eso o cloro? Ariel, Assunção,10/08/2011.

Não sou partidário da água oxigenada para oxidar a matéria orgânica quando se tem cobre e prata. Ela é usada bem com biguanida polimérica e UV. Prefiro o cloro como auxiliar de desinfecção e oxidante (concentração em torno de 0,3 a 0,5ppm) e o monoperssulfato de potássio somente como oxidante de choque. Nilson Maierá

 

72. O uso de biguanida polimérica e eventuais problemas

Boa noite. Meu nome é Patrícia e como trabalho na IGUI tenho uma piscina em casa. De um tempo para cá, ou melhor, no inverno, liguei o aquecimento solar para poder desfrutar da piscina. O aquecimento Kelvin da IGUI, é composto por placas feitas de borracha, que segundo o técnico, não possui nada de metal nelas. Estou utilizando um desinfetante á base de biguanida há oito meses, ou seja, utilizei no verão e no inverno. Percebi que depois que eu liguei o aquecimento, minha piscina após alguns dias esverdeia (verde cristalino, sem formar algas) o que antes não acontecia. O residual do desinfetante está sempre OK e isto acontece. Após o esverdeamento, que como comentei, a água continua cristalina, porém esverdeada, não consigui deixá-la azul mais (já utilizei algicidas, oxidante (monopersulfato de potássio) aumentei o nível de desinfetante na água... e nada. Será que o produto que contém biguanida é incompatível com o aquecimento Kelvin? O que estaria acontecendo e como posso resolver? Por favor, aguardo um retorno. Patrícia, 25/08/2.011.

Infelizmente não sou a pessoa mais indicada para orientar sobre desinfetantes a base de biguanida. Você deverá entrar em contato com o Sr. Carlos Munne, antigo dono da Aqualid e hoje está empresa se associou a empresa Hidroall, na qual ele é diretor. O telefone da Hidroall é 19 3871.9506 ou procure na internet. O Carlos que é uma pessoa muito simpática poderá orientá-la melhor ou indicará algum técnico.

Agora para meus palpites:

-Não me parece que o aquecedor Kelvim seja o responsável apesar da biguanida ser incompatível com uma série de produtos.

-Água verde cristalina pode ser devido ao início de algas ou produtos metálicos na água e no caso cobre. Se o algicida que você está usando for a base de cobre (coloração azul) ele não serve porque o cobre é incompatível com a biguanida e pode deixar a água levemente verde. O algicida deve ser isento de cobre e nesse caso são os poliquaternários de amônio.

-Pela literatura o monoperssulfato também é incompatível com a biguanida e o oxidante normalmente utilizado com a biguanida é o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e não o monoperssulfato. Gostaria de saber se sua água de enchimento é da concessionária ou de caminhão pipa. Também como está seu pH, alcalinidade total e dureza cálcica, pois dependendo desses valores sua água pode estar agressiva e dissolvendo metais como tubulação de cobre, peças dos aquecedores a gás ou bombas térmicas ou mesmo peças do aquecedor solar e principalmente registros de gaveta e bocais de retorno e de aspiração que são feitos com ligas de cobre.

 

Nota: O livro piscinas litro a litro de minha autoria no capítulo 37, balanceamento químico, através do índice de Langelier, mostra como a água pode estar agressiva em função do pH, alcalinidade total, dureza cálcica, temperatura da água e total de sólidos dissolvidos. O site do livro è: www.piscinaslitroalitro.com.br.Nota: as piscinas da IGUI são as mais seguras quanto a ralo de fundo, porque não os têm e na recente lei brasileira que está em curso, umas das possibilidades é o uso de piscinas sem ralo de fundo. Tenho participado ativamente desta lei.Nota: Se for metal que dá a coloração verde, o uso de controladores de metal (alguns chamam erroneamente de eliminadores de metal), poderão deixar a água azul se o verde tiver origem em metais. Mas estes produtos não devem ser incompatíveis com a biguanida. (Pergunte ao Carlos). Nilson Maierá

 

73. Ionização e a concentração de cloro

En caso de piscinas tratadas con ionizador me decis que es bueno mantener entre 0.3 y 0.5 ppm de cloro. Ariel,Assunção, 16/08/2011.

Piscinas tratadas com ionizador 0,3 a 0,4 ppm de cloro é bom e segundo alguns entendidos existe uma sinergia entre eles muito grande o que faz o tratamento melhor que o ionizador e o cloro separadamente. Quando do uso do cloro com o ionizador precisa-se tomar cuidado para que a água não fique colorida ou apareçam manchas nas paredes e piso. Normalmente nas concentrações de cobre utilizada não existe problemas, mas problemas acontecerão se por desrregulagem do aparelho aumentar sua concentração e que poderá agravar se o pH for alto. Nilson Maierá

 

74. Gerador de cloro e água turva

Olá Nilson Maierá, meu nome é Jairo e estava dando uma olhada em seu site, mais especificamente nas dicas, e você deu esta oportunidade para tirarmos dúvidas, portanto encaminho a minha, e desde já agradeço sua atenção! Vamos lá então, tenho uma piscina 9x4x1.40, cujo tratamento é um gerador de cloro através de sal, pois bem, minha água esta um pouco turva e eu não sei se posso usar floculantes, ou outros produtos, como por exemplo germinantes, se for o caso, tenho receio se o sal e outros produtos químicos causam alguma reação prejudicial para a pele etc. Tenha muita saúde e paz em sua vida, abraços. Jairo Pereira, 22/11/2.011.

Prezado Jairo: Inicialmente obrigado pelo desejo de paz e saúde e é o mesmo que desejo a você. Tem três maneiras da água ficar turva:

1- água leitosa devido excesso de cálcio em conjunto com pH e alcalinidade alta.

2- água verde garapa devido a algas verdes

3- deficiência na filtração.

Tudo indica que o seu caso é o terceiro. Analise os seguintes pontos:

Condições da areia do filtro, número de horas que filtro e bomba estão funcionando, tamanho do filtro e da bomba, registros de sucção e retorno todos abertos, a retrolavagem é feita no momento adequado, se é feita aspiração normalmente, se sua piscina têm uso intensivo?, se o pH e o cloro livre estão nos intervalos apropriados. (pH de 7,2 a 7,8, cloro livre de 1 a 3ppm.). Você pode usar floculantes ocasionalmente, mas se essa operação for uma constante algo de errado está com a filtração. Nunca ouvi falar do uso de germinantes para piscinas.. Na compra do livro piscinas litro a litro você terá essas perguntas e muitas outras. Nilson Maierá

 

75. Gerador de cloro

Caro Nilson, Em anexo, o comprovante de depósito referente ao pedido 11071401. Aproveito o ensejo para comentar que nos veremos no encontro UNEN em Rio Preto daqui a três semanas, para onde você certamente levará um pacote de livros. Gostaria de abordar alguns temas que acredito poderão ser levantados durante o UNEN, no sábado de manhã:Produção própria de hipoclorito de sódio por equipamentos tipo Hidrogeron x aquisição no comércio. Um abraço, Sandra e Ronaldo Wegner, Rio de Janeiro,18/07/2011.

Hidrogeron, (marca registrada) que é uma fábrica de cloro líquido “in loco” em relação a comprar o cloro líquido já pronto apresenta vantagens e desvantagens. As vantagens são, menor espaço de armazenamento, cloro mais puro, não pode ser falsificado pela introdução de água, o cloro não perda sua eficiência com o decorrer do tempo. As desvantagens são, investimento e introdução de sal na água em proporção maior que o cloro líquido.

Nota: No Estado de São Paulo, a compra em grandes quantidades de cloro líquido(caso de escolas de natação) é obrigatório a obtenção de licença de órgão governamental, fato que stitui uma desvantagem, Já a fabricação pelo aparelho Hidrogeron 8%. se não for acoplado a uma bomba dosadora para introduzir o cloro recém fabricado de maneira automática e portanto o cloro é introduzido manualmente, esta é uma desvantagem muito grande porque terá uma movimentação manual muito grande de solução uma vez que a concentração do cloro produzido pelo equipamento Hidrogeron é muito baixa, da ordem de 0,9% de cloro ativo, contra aproximadamente 12% de cloro ativo do cloro líquido comercial.Nilson Maierá

 

76. Ionizadores sem cloro

Minha Piscina é de fibra e tem aproximadamente 15.000 litros de água, estou utilizando um ionizador Pure Water (www.purewater.com.br) para trabalhar com piscinas de 15.000 até 25.000 litros, mas o fabricante diz que não é necessário a utilização de Cloro, conforme abaixo. O que acha? A empresa Pure Water deu a seguinte resposta:O PURE WATER emite automaticamente uma quantidade precisa de íons de cobre e de prata em sua piscina, que mata algas, bactérias e vírus. O resultado é uma água mais limpa, natural e saudável. A desinfecção da água com cobre e prata é seguro e vem sendo usado há séculos. As civilizações romanas e gregas já armazenavam e bebiam a água nos recipientes de prata ou cobre para que a água ficasse tratada e purificada. Funciona sozinho ligando e desligando a bomba, e liberando simultaneamente a quantidade de íons. Não altera o pH e a alcalinidade da água. Dispensa o uso de algicidas e floculantes. Elimina o uso de cloro. Walter Brito,19/10/2.011.

Prezado Walter: A Pure Water além de serem meus amigos eu considero uma empresa muito idônea. Porém como o cobre e a prata não são oxidantes deve-se usar de tempos em tempos um oxidante que pode ser o cloro ou o monopersulfato de potássio. O uso de oxidantes deve-se usar com certo cuidado, pois se a concentração de cobre estiver alta e o pH alto poderá aparecer manchas nas paredes ou fundo da piscina ou água colorida devido a formação de sais de cobre (verde e azuis) ou de óxido de cobre (pretas). Sendo sua piscina de uso residencial e com pouca carga orgânica pode ser que sua água sem o uso de cloro venha atender suas expectátivas. Uma maneira de tratar a água da piscina com bons resultados é o uso do ionizador com 0,5 ppm de cloro, o que é uma concentração de cloro bem baixa.. Nilson Maierá